Como dirigir na chuva com segurança

Verão é tempo de calor e daqueles temporais inesperados.  Pista molhada ou alagada é sinônimo de atenção redobrada no trânsito. Separamos três dicas básicas para os motoristas enfrentarem essa situação com segurança.

1 – Verifique os pneus

Ter pneus capazes de enfrentar a pista molhada é o mínimo necessário para dirigir na chuva. Para isso, as ranhuras devem ter, no mínimo, 1,6 mm de altura. Pneus calibrados também são essenciais para evitar acidentes. Com pressão abaixo da recomendada pelo fabricante, os sulcos ficam menores e perdem em capacidade escoamento.

 

 

2 – Garanta a visibilidade

Ligue o ar-condicionado. Ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Além disso, ao esfriar o ambiente, ele impede o choque térmico entre a temperatura externa e a interna nos vidros. Também é importante que o limpador de para-brisa esteja com funcionamento perfeito.

 

 

3 – Alagou! E agora?

Ruas alagadas são comuns no Brasil em épocas de chuvas. Se a água estiver acima da metade da roda, não é aconselhável passar pelo trecho. Se for extremamente necessário, mantenha aceleração constante e não troque de marcha. Se o carro deixar de funcionar, não insista. O motor pode ter aspirado água e provocado o calço hidráulico. O prejuízo pode ser grande.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *