Comum ou aditivada? Entenda a diferença.

Abastecer sem conhecer o motor do seu carro e as diferenças de cada uma delas é um grande risco e poderá trazer sérios problemas para o seu veículo. Por isso é muito importante verificar no manual do proprietário, lá é possível encontrar todas as informações e o tipo de combustível recomendado para o automóvel.

Mas você conhece as diferenças entre as gasolinas que são oferecidas nos postos? Confira um guia resumido para não se enganar na hora de encher o tanque.

Gasolina Comum: É um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor. A Gasolina Comum deixa resíduos de combustão depositado sobre às válvulas de admissão do motor, comprometendo as misturas entre ar e combustível ao longo do tempo. A sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, resultando num aumento de consumo.

Gasolina Aditivada: É composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira. Ainda existe o FMT que cria uma película de proteção nas partes internas do motor e reduz o atrito, com menos atrito a energia que seria desperdiçada pelo motor é melhor aproveitada em forma de potência nas acelerações.

Gasolina Premium: Com a principal diferença que está na octanagem, super alta, a Premium possui aditivos e dispersantes que também ajuda na conservação e limpeza do motor. Esse tipo de combustível terá efeito significativo somente em carros de alta compressão, nos demais veículos o efeito da premium acaba sendo imperceptível.

Antigamente, se você quisesse migrar de combustível, valeria alguns cuidados, se o veículo estava acostumado com gasolina comum, era recomendado começar colocando aditivada aos poucos, de início, cerca de 10%. Agora, a gasolina faz uma limpeza gradual, portanto pode migrar sem problemas. Também não há nenhum problema em misturar os dois, entretanto, se você tem uma 100% aditivada ela tem um poder de limpeza melhor do que uma misturada, uma vez que você poderá diluir os aditivos, mesmo assim não há riscos. Em casos de o veículo ser Flex, também nada impede de combinar etanol e qualquer outro tipo de gasolina. A tecnologia desse motor permite essa combinação. Muitos dizem que isso vicia, mas essa informação não é verídica.

Importante: Conheça o posto que você abastece. Colocar combustível que esteja “misturado” ou “batizado” poderá gerar uma grande dor de cabeça. Desconfie de nomes estranhos e de preços muito baixos.

Fonte: Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *