5 dicas para manter o sofá limpo e bonito

O sofá é uma das peças mais queridinhas de toda casa. Lugar de conforto, para relaxar, assistir TV ou bater papo com as visitas. Ponto de encontro da família, o móvel fica muito exposto ao desgaste e a pequenos acidentes domésticos. Para manter o sofá bonito e o estofado durar por bastante tempo, é preciso seguir algumas dicas de limpeza.

– Limpeza básica toda semana

Além do sempre útil aspirador de pó, semanalmente você também pode misturar 280 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna, umedecer um pano e passar sobre o sofá de tecido. Depois, esfregue outro paninho seco (para retirar o excesso de umidade) ou espere secar naturalmente. Não exponha ao sol para não manchar o estofado.

Se o móvel for de couro ou materiais semelhantes, passe toda semana um pedaço de tecido levemente umedecido com água ou lustra-móveis. Faça isso toda semana e, a cada três meses, use silicone líquido ou vaselina para conservar o revestimento e preservar o brilho.

– Sujou com gordura? Tem solução!

Raspe cuidadosamente (se possível, com uma espátula emborrachada) qualquer sujeira que tenha ficado ali, como pedaços de chocolate, restos de comida ou de molhos, por exemplo. Depois, passe aspirador em todo o sofá e aplique uma mistura de 2 colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna. Mexa até formar espuma e vá esfregando o sofá somente com essa espuma e uma esponja macia. Enxágue a bucha e troque a água à medida que ficar suja.

Para peças de couro engorduradas, substitua o detergente por sabão de coco líquido misturado com água morna, ou use a versão em barra, esfregando um pouco. Nos dois casos, aplique o sabão no local, passe levemente um pano limpo e seco (de microfibra ou algodão, que não solte pelos) e, depois, outro pano, até secar o máximo possível. Não use nada abrasivo para não desidratar o couro

Atenção: se o sofá for de couro sintético, camurça ou tecido, tome bastante cuidado para não molhar o enchimento, evitando riscos de mofo. E não o exponha ao sol. Deixe-o em local ventilado, mas na sombra. Se for preciso, ligue um ventilador próximo para agilizar a secagem.

– Manta e capa: a salvação para casas com crianças e bichos

Gatos e cachorros soltam pelo e podem arranhar o móvel com a unha ou até mesmo fazer xixi. Já as crianças costumam derrubar comida e bebida. Para evitar problemas, aposte em mantas e capas: são bem fáceis de lavar e, quando o tecido esgarçar, basta trocá-las, o que é muito mais barato que um sofá novo. E tem versão impermeável, dupla-face, sob medida… As mais indicadas são as de brim, sarja ou denim, tecidos bem leves e sofisticados.

 

– Se manchou, aja rapidamente.

Seja ágil para limpar: quanto mais recente a marca, mais fácil de ser removida. Mostarda, molho de tomate e ketchup também podem ser tratados com bicarbonato de sódio. Com os dedos, espalhe o pó sobre a mancha, até que seja absorvido pelo tecido. Em seguida, borrife vinagre branco de álcool e esfregue com escova de fibra de coco.

Se caiu vinho ou suco, absorva rapidamente com papel-toalha, aplique um pouquinho de sabão líquido concentrado sobre a mancha e esfregue com uma escova de náilon.

– Impermeabilização, sim ou não?

O serviço aumenta bastante a vida útil de sofás e poltronas. Os benefícios costumam justificar o investimento, já que, dependendo do que cair no assento e da demora para a limpeza, o dano pode ser irreversível. A aplicação de produtos que bloqueiam os poros do tecido, protegendo-o de líquidos (aquosos ou oleosos), deve ser repetida anualmente

Fonte: Bol Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *