Persiana de rolo, romana ou painel: qual combina mais com sua decoração?

Assim como as cortinas, as persianas são importantes na decoração e têm a função de equilibrar ou vedar a luminosidade e conservar a privacidade de um ambiente. Alguns modelos permitem um controle mais preciso, podendo ser acionadas por painel na parede, controle remoto ou até mesmo pelo computador.

Na maioria das vezes, escolher o modelo certo não é uma missão fácil. Existem muitas opções de materiais e cores por aí. Preparamos um miniguia que pode ajudar você na sua escolha.

Tipos

As persianas horizontais são as mais escolhidas na hora de decorar um ambiente. Podem ser formadas por lâminas metálicas, de madeira, PVC ou tecido. Elas não vedam totalmente a claridade (como os blecautes), e por isso deixam que a ventilação circule dentro do local.

Indicadas para uso residencial e comercial, as persianas verticais também caem bem em qualquer espaço. Dão a sensação de pé direito maior, especialmente em ambientes menores ou mais fechados.

Rolo

Diferente da maioria dos modelos, a persiana rolo não é formada por lâminas. Ela possui uma estrutura única que é retrátil, fina e se enrola por completo na parte superior, deixando a janela exposta. Esse modelo cria um estilo romântico incrível no ambiente e é super fácil de manusear.

Romana

As persianas romanas possuem um visual mais clássico e design interessante, já que se dobram à medida em que são suspensas. Podem ser facilmente combinadas com qualquer tipo de decoração. Além de tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, podem ser de madeira, blackouts ou tela solar.

Painel

O painel é uma ótima solução para grandes espaços e vãos de passagem. Verticais, possuem inúmeras opções de abertura e recolhimento. O trilho superior é praticamente imperceptível, proporcionando um visual clean ao ambiente quando esse tipo é escolhido. Apesar de menos utilizados, os painéis são persianas versáteis e se aplicam a todos os estilos de decoração.

Limpeza e manutenção

Para todos os modelos, recomenda-se tirar o pó com espanador ou pano seco uma vez por semana. A cada duas semanas, limpe com aspirador de pó, de preferência com o bocal de escova. Caso o material da persiana aceite ser molhado (como o PVC), é permitido passar uma esponja levemente umedecida e sabão neutro. Outro cuidado importante é manter as persianas recolhidas sempre que for deixar as janelas abertas, pois o vento pode fazer com que elas batam e entortem.

Instalação

Para a instalação das persianas existem duas possibilidades. A primeira é instalar dentro do vão da janela, onde a medida deve ser bem justa ao espaço para diminuir as frestas. Outra possibilidade é instalar a persiana por fora, ultrapassando o vão da janela. A medida deve ser feita deixando sobrar 10 cm de largura para cada um dos lados. Na altura, o ideal é que a peça seja instalada rente ao teto, passando 20 cm abaixo do peitoril da janela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *