Vai revender seu carro? Confira dicas para fazer um bom negócio.

Revender o carro é um processo às vezes demorado, porque você quer ganhar o máximo que conseguir pelo modelo, enquanto os compradores querem encontrar o melhor negócio pagando o mínimo possível. Nessa negociação, algumas dicas podem te ajudar a conseguir o preço justo. E a obter uma boa visibilidade para o seu anúncio.

  • Faça um anúncio atrativo

Selecione boas fotos mostrando o carro de todos os ângulos (dianteira, traseira, lateral e rodas), incluindo especialmente o interior. É importante que as fotos tenham um fundo neutro, como um muro ou uma praça, para que o carro se destaque. Jamais faça fotos dentro de uma garagem fechada ou em um ambiente escuro. Coloque no anúncio informações sobre opcionais e todos os equipamentos do carro. Mas seja honesto, não adianta tentar esconder defeitos ou reparos no carro. Contudo, evite colocar no anúncio seus dados pessoais ou algo que identifique o modelo, como a placa.

  • Escolha um local seguro para mostrar o veículo

Ao agendar um encontro com um possível comprador para que ele veja o carro, jamais marque na sua casa ou no seu endereço residencial. Prefira locais públicos e que tenham grande movimentação. Além disso, se for permitir um test-drive, leve sempre mais alguém com você.

  • Vistoria ou avaliação técnica

Para fazer uma vistoria no veículo ou receber um mecânico indicado pelo comprador que irá avaliar o modelo, também prefira locais públicos. Nunca marque na sua casa ou em seu endereço residencial.

  • Responda o mais rápido possível

Ao fazer um anúncio na internet, você receberá notificações por e-mail sempre que uma pessoa interessada entrar em contato. Não demore para responder. Se você não retornar dentro de alguns dias, o possível comprador entende que não há interesse e irá procurar outro carro. E seja educado. Caso alguém peça o número do Renavam do carro, você pode fornecer esse dado, pois ele não dá acesso a endereço ou outras informações pessoais do proprietário.

  • Tenha calma na negociação

Não se apresse ao negociar com um possível comprador. Tenha argumentos que justifiquem o preço pedido, como equipamentos, estado de conservação e quilometragem rodada, por exemplo. Além disso, pesquise o valor médio cobrado no mercado. Pesquise o preço da tabela FIPE, o valor realmente praticado cotado pela KBB e ainda o preço médio dos veículos anunciados na sua região.

  • Mantenha o manual e a chave reserva

Embora nem todo mundo dê valor, esses itens ajudam na hora de revender o carro. Por isso, tenha o cuidado de nunca perdê-los.

  • Pagamento seguro

Cuidado com cheques de particulares que você não conheça. Prefira sempre o crédito em conta e que seja emitido pela conta do próprio comprador. Evite também receber o pagamento de grandes valores em espécie, exceto se já estiver dentro de uma agência bancária onde fará o depósito na sequência.

  • A entrega do veículo

Só entregue o documento do veículo após confirmar o recebimento do pagamento, independente do método usado (cheque administrativo, DOC ou TED).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *