Tapioca X Pão Integral

Tapioca ou Pão integral? Na disputa dos carboidratos do bem, quem sai ganhando? A nutricionista Renata Fernandes ajuda a fazer a escolha certa.

Vamos começar essa disputa analisando as calorias. Uma fatia média ou normal de pão integral apresenta em torno 68 calorias. Se a pessoa utilizar duas fatias para preparar o seu sanduíche, esse número sobe para 136 calorias. Uma colher de sopa da goma utilizada no preparo da tapioca pode apresentar 32,5 calorias. Se assumirmos que serão utilizadas cerca de três colheres de sopa para preparar a tapioca, o resultado será de 97,5 calorias.

Comparando os tamanhos dessas duas porções, podemos concluir que o que é melhor para dieta a partir do ponto de vista calórico é a tapioca. Entretanto, também vale a pena ter em mente que os valores calóricos podem variar de acordo com a marca do produto adquirido, o tamanho das porções e os recheios escolhidos.

Outro fator que deve pesar na hora da escolha é o índice glicêmico dos alimentos. Ele mede a velocidade pela qual os carboidratos de uma comida fazem com que os níveis de glicose no sangue sejam elevados. Para quem quer emagrecer, é fundamental que esse índice seja o menor possível, pois assim a absorção da glicose se torna muito mais lenta, não ocorrendo picos elevados e gerando uma maior saciedade.

O índice glicêmico da tapioca é alto – fica na casa dos 115. Por sua vez, o índice glicêmico do pão de trigo integral geralmente fica na casa dos 69, conforme informações da Escola Médica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O valor é mais baixo do que o da tapioca, mas por pouco não entra no grupo dos alimentos com índice glicêmico alto.

Mas, sempre é preciso analisar a situação de vários aspectos. Se acrescentarmos sementes como chia e linhaça à tapioca, ela fica mais nutritiva e com índice glicêmico bem menor, podendo ser indicada para pessoas que querem emagrecer, sem nenhum problema, desde que seja nas quantidades corretas.

Fique atento também ao trigo presente nos pães Integrais. Este é um alimento que gera fatores pró–inflamatórios no organismo que, junto com a obesidade, que também é um processo inflamatório, pode dificultar o emagrecimento.

Para não errar, sempre opte pelos alimentos mais naturais possíveis, ou seja, tudo o que a natureza nos oferece.

Dicas da Nutri Renata Fernandes

Nutricionista
CRN: 15101086

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *