Lentes de contato: como armazenar e cuidar sem riscos

Lentes de contato são uma alternativa para quem não pode e não consegue viver sem os óculos. Mas, muita atenção. O mau uso das lentes, principalmente com relação à falta de higiene, pode provocar infecções e até a perda da visão.

A lista de cuidados é extensa e vale para a manutenção, a limpeza e o uso das lentes. Confira algumas dicas dos oftalmologistas para não correr riscos.

Limpeza da lente:

As lentes devem ser higienizadas antes e depois do uso. Isso evita que micro-organismos externos entrem em contato com o olho, prevenindo possíveis infecções. Lembre sempre de higienizar as mãos antes de iniciar a limpeza.

Outra dica importante é nunca reutilizr a solução que ficou no estojo após as lentes serem colocadas nos olhos, sempre usando uma porção nova de solução a cada armazenamento.

Limpeza do estojo

Assim como as lentes de contato, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. Limpe utilizando a mesma solução das lentes, não água. Lembre-se ainda de trocar o estojo a cada três meses, pois eles também podem se tornar um meio de contaminação com o tempo.

Use a solução correta

Antigamente era comum usar soro fisiológico, mas hoje já se sabe que a substância não é recomendada por não fazer a limpeza e desinfecção completa das lentes. Dessa forma, o soro só deve ser usado em último caso, quando é necessário retirar a lente e não há uma solução multipropósito disponível.

A solução multipropósito cumpre todas as etapas de limpeza: remoção de proteínas, desinfecção, conservação do estojo e hidratação prolongada das lentes. Cada marca tem suas características diferentes. O oftalmologista é que deve indicar qual a melhor solução para cada paciente, dependendo do estilo de vida, tipo e material da lente.

Uso correto da lente de contato

Segundo oftalmologistas, a lente de contato não deve permanecer nos olhos por mais de 10 ou 12 horas. O ideal é retirar as lentes para dormir, para evitar irritações. Isso porque algumas lentes podem atrapalhar o fluxo de oxigênio na área, deixando os olhos secos e irritados.

A recomendação de retirar as lentes também vale para atividades no mar ou piscina. As lentes podem entrar em contato com micro-organismos presentes na água e se contaminar. Uma opção é usar óculos de proteção.

Para quem usa maquiagem, é importante colocar as lentes antes de aplicar os produtos e retirá-la antes de aplicar o demaquilante.

Fonte: Site Minha Vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *