Música pode contribuir no combate à hipertensão

A música muitas vezes é o antídoto para um dia ruim, capaz de curar o desânimo e o mau humor. Mas, uma pesquisa recente desenvolvida na Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostra que os benefícios podem ir muito além, a música pode intensificar os efeitos de medicamentos contra a hipertensão arterial.

O estudo, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), identificou os benefícios da associação em 37 pacientes. Os participantes da pesquisa foram avaliados durante dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, eles escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas eles apenas usavam os fones sem nenhuma melodia. A pesquisa concluiu que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-hipertensivo sobre o coração.

Para verificar os efeitos da música, foi usado o método da variabilidade da frequência cardíaca, que tem mais precisão e sensibilidade para avaliar as alterações no coração. Entre os efeitos observados estão a desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *