Piolhos: dicas para o cuidado e a prevenção em todas as idades

O bem estar e a saúde da nossa família estão sempre em primeiro lugar. Por mais que a gente cuide para que tudo fique bem, existem acontecimentos que fogem do nosso controle. Um desses fatores é a transmissão do Pediculus humanus capitis, comumente conhecido como piolho.

A transmissão acontece principalmente na idade escolar, pelo contato direto interpessoal ou pelo compartilhamento de utensílios como bonés, escovas e pentes. E, acredite: diferente do que muitos pensam, o piolho gosta de cabeça limpa!

Confira algumas dicas da Joanna Stauber, profissional especializada na área de remoção de piolhos e lêndeas, que podem ajudar na prevenção e no cuidado da sua família:

  • Fique de olho ao notar coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça. Em muitos casos a coceira acontece à noite quando a criança está dormindo e por isso pode passar despercebida;
  • Muita gente não sabe, mas a infestação também pode atingir o pescoço e a região superior do tronco, que normalmente ficam avermelhados e lembram muito picadas de mosquitos;
  • Evite compartilhar o uso de utensílios pessoais como escovas, pentes ou bonés;
  • Piolho não escolhe idade! É essencial que toda família passe pelo tratamento de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação que acontece dentro de casa;
  • É mito dizer que piolho gosta de cabeça suja. Não tenha vergonha de investigar e procurar tratamento.

Clínica carioca extermina piolhos de forma natural e sem química

Para facilitar a vida das famílias e escolas que se “descabelam” por causa desse problema, nasceu a Clínica do Piolho, em Copacabana. O espaço oferece um serviço especializado na eliminação da pediculose – nome dado à infestação de piolhos.

A clínica, pioneira do Brasil, divide o método em três etapas. Tudo em apenas uma consulta. A primeira é a detecção, onde o couro cabeludo e o cabelo do paciente são avaliados em busca de piolhos e lêndeas. Após a inspeção, é oferecido um diagnóstico completo da infestação e das áreas afetadas. A terceira etapa consiste na remoção dos piolhos, com uma técnica exclusiva importada dos Estados Unidos, e na certificação do mesmo. Dependendo do nível da infestação, a melhor opção de procedimento é indicada. Após uma última verificação, é emitido um atestado dermatológico, válido por sete dias.

O método oferecido pela clínica é natural, sem remédios, químicas ou pesticidas. O tempo de extração varia de 2 a 3 horas e é feito com um gel condicionador e pente fino. O atendimento é feito de forma discreta, visando preservar as crianças e as famílias, evitando possíveis constrangimentos. Há ainda filmes para distrair os pequenos durante o procedimento.

Os serviços custam a partir de R$ 300,00, com desconto de 10% no caso de limpeza para membros da mesma família e turmas de escola. A avaliação é gratuita. Para agendar uma consulta, o telefone é (21) 3796-4765.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *