Idosos que vivem sozinhos: dicas para viver com autonomia e segurança

É cada vez mais comum que as pessoas queiram manter a sua independência conforme vão envelhecendo. Segundo dados do IBGE, o número de idosos brasileiros que vivem em suas próprias casas não para de aumentar, ao contrário do que acontecia antigamente, quando se mudar para a casa dos filhos ou de algum familiar era a opção mais frequente.

Essa mudança de padrão pode ser explicada pela transformação na estrutura familiar e no tamanho dos lares mas, principalmente, pela melhora da qualidade de vida na terceira idade, que possibilitou ao idoso manter a independência e autonomia por muito mais tempo.

Para os que optam por essa decisão, especialistas recomendam traçar planos de permanência. Confira algumas medidas que podem ser tomadas para garantir o conforto e a segurança em casa.

  • Rever a acessibilidade dos cômodos e objetos – colocar os objetos mais utilizados em lugares de fáceis acesso; trocar a maçaneta redonda pela quadrada, que é mais fácil de manusear.

  • Adequar a estrutura da casa – instalar barras de apoio no banheiro; instalar corrimão nas escadas; colocar tapetes antiderrapantes e retirar os tapetes e outros objetos de decoração que podem causar quedas; deixar o caminho entre o quarto e o banheiro livre e bem iluminado.

  • Fazer uso da Tecnologia, que veio para melhorar a vida na terceira idade

Tecnologia que pode salvar vidas

Sucesso nos Estados e na Europa, o serviço de Assistência Emergencial 24h é um exemplo de tecnologia que pode ser usada para trazer segurança aos idosos que moram sozinhos. Na Inglaterra, estudos apontam que o uso desses sistemas diminuiu em 45% a taxa de mortalidade e em 20% as internações de emergências ocorridas em residências, como quedas e ataques cardíacos.

No Rio de Janeiro, a Iris Rio oferece esse tipo de serviço 24h por dia, 7 dias por semana, aos idosos que querem ter mais tranquilidade e segurança em sua própria residência, mantendo sua independência e privacidade preservadas. E como funciona? Ao contrário de muitos aplicativos que existem atualmente, o equipamento SOS da Iris Rio é muito fácil de ser utilizado. O console feito para ficar apoiado em uma mesinha, é ligado na tomada de energia e na linha telefônica. O transmissor, que pode ser um pingente ou uma pulseira, é sem fio, ajustável, a prova d’água e antialérgico e deverá ficar junto do cliente enquanto estiver em sua residência. A emergência é ativada com apenas um toque.

 

 

 

 

 

 

Em caso de necessidade ou emergência basta apertar o botão do console ou do transmissor. O console entra automaticamente em contato com a Central de Atendimento Iris Rio e em poucos segundos, um profissional treinado fará contato com o idoso através do potente vivavoz do console. De acordo com as necessidades do cliente, o profissional pode entrar em contato com as pessoas previamente definidas por ele (familiares, vizinhos, amigos, médicos, ambulância, etc.), mantendo contato com o cliente até o socorro chegar. No caso do cliente não conseguir responder, o mesmo procedimento será seguido e as pessoas previamente definidas serão comunicadas.

A Iris Rio oferece também transmissores opcionais, como detectores de movimentos, que avisam a Central quando houver inatividade na casa durante períodos muito longos; e um detector de fumaça, que transmite um alarme de fogo na residência para a IrisSenior. O console permite ainda que o usuário grave oito mensagens na memória, para ser lembrado do horário dos medicamentos, consultas médicas e outros compromissos.

Para mais informações,acesse: http://irisseniorrio.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *